top of page

Astronauta Marcos Pontes dá Dicas a Turista Espacial Brasileiro

G1 Online (Brazil) | 16 August 2009

Wilson da Silva será um dos passageiros da nave SpaceShipTwo. Primeiro astronauta do Brasil deu dicas sobre como evitar o enjoo espacial.

Marília Juste

em São Paulo

QUANDO CHEGAR perto da órbita da Terra e flutuar dentro da primeira nave espacial de turismo do mundo, o brasileiro Wilson da Silva provavelmente deve soltar palavras de admiração em inglês.

O santista de 45 anos mora na Austrália desde os 9 e é um dos passageiros que farão parte das primeiras missões da nave SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, previstas para começar a voar a partir de 2011.

Sua principal preocupação, até agora, é não passar mal com enjoo espacial. Para isso, por intermédio do G1, recebeu dicas de um especialista: Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro.

“Imagina só eu, o primeiro jornalista ‘pé-de-chinelo’ no espaço, e passo mal numa nave com outras seis pessoas? Seria muita vergonha”, ri Silva, que ganhou a passagem (que custa nada menos que US$ 200 mil) de seu chefe, o cientista milionário Alan Finkel.

Marcos Pontes entende bem a dúvida de Silva. “Será um voo suborbital”, explica Pontes. “[Nele] você passa por diversas alterações de gravidade, que podem ir de aproximadamente + 4 G até zero G”.

Um “G” equivale a uma vez a gravidade da Terra. Ou seja: o turista espacial não vai experimentar apenas a gravidade “zero” (na verdade, ela não é zero, por que a nave ainda ficará presa à Terra -- apenas parece, para quem sente, ser zero), mas também uma força violenta equivalente a quatro vezes seu próprio peso.

O astronauta deu dicas para o jornalista suportar bem tantas mudanças. Em primeiro lugar, o foco é a respiração. “Respirar corretamente é de suma importância. Não deixe o medo alterar a sua respiração. Calma!”, orienta Pontes.

Depois, os cuidados são com a movimentação. “Todos os movimentos devem ser lentos e cautelosos”, afirma ele. “Não mexa muito a cabeça. Sempre que você for virar a cabeça, vire, calmamente, o corpo junto, pois os movimentos bruscos e discordantes podem acelerar o processo de desorientação”, aconselha Pontes.

Ele explica: “a desorientação é o que gera o enjoo, pois há um conflito de informações recebidas ao mesmo tempo pelo cérebro. Os olhos mandam a informação para o cérebro que você esta em pé e o labirinto (dentro do ouvido) diz que você está deitado. Faça movimentos pequenos e lentos”, recomenda o astronauta.

O turista espacial

Após 36 anos na Austrália, Wilson da Silva é hoje um pouco mais australiano que brasileiro. Jornalista de ciência apaixonado pelo espaço, ele edita a revista de divulgação científica mais vendida do país, a “Cosmos”.

Em 2004, seu chefe, o cientista Alan Finkel, ligou para Silva e disse que estava considerando comprar uma passagem para voar pela Virgin Galactic. E, como quem não quer nada, perguntou: “você não quer ir junto?”.



O designer da SpaceShipTwo, Burt Rutan, com o jornalista científico brasileiro Wilson da Silva
O designer da SpaceShipTwo, Burt Rutan, com o jornalista científico brasileiro Wilson da Silva

“Em alguns segundos, o que passou pela minha cabeça foi: você não deve aceitar, é algo muito caro, não é certo. Mas o que saiu da minha boca foi: sim, sim, sim, eu quero ir, eu quero”, conta o jornalista.

Silva e Finkel estão no grupo das primeiras cem pessoas a voar pela Virgin Galactic. “Eu provavelmente sou o único entre os cem primeiros que recebe salário”, brinca o brasileiro.

Os primeiros passageiros serão definidos por sorteio. Cada “astronauta” da Virgin recebeu um número. E é aí que a generosidade do chefe encontra seu limite. “Se o meu número foi sorteado antes do de Alan, eu vou trocar de lugar com ele. Nada mais justo”, explica.

Vida no Brasil

Apesar de não visitar o Brasil desde 1981, Silva ainda fala bem o português. E lembra com carinho de sua cidade-natal, Santos. Foi lá que ele descobriu o que queria fazer da vida.

“Eu adorava o Batman, assistia todos os dias. Daí um dia, estava em casa e não estava passando o Batman. Estava passando um homem em um traje esquisito. Perguntei para a minha mãe o que era aquilo e ela disse ‘é o homem andando na Lua’. Eu respondi que eu já tinha visto aquele filme antes, queria ver o Batman. E ela: ‘não é um filme, é um homem na Lua mesmo’. Aquilo me cativou imediatamente”, conta Silva. “Foi aí que nasceu a minha fascinação pelo espaço e, no fim, foi o que me levou para o jornalismo científico”, diz ele.

Silva também considera visitar o Brasil antes de seu voo. “Estava falando com um amigo que também é jornalista, brasileiro e mora na Austrália, e ele disse que eu deveria ir para Santos e levar alguma coisa de lá ao espaço”, conta.

A ideia agradou, mas esbarra na realidade. “Eu moro muito longe do Brasil hoje, toda a minha vida e família estão na Austrália. Ia ser muito bom voltar, mas talvez não dê tempo. Mas quem sabe? Pode ser”, afirma.

Sobre Marcos Pontes, Wilson da Silva brinca. “Eu acho que o Marcos Pontes, enquanto militar e piloto, é um homem de muita coragem. Mas eu quero dizer que eu corro o risco de ir ao espaço ao lado de Paris Hilton. Isso exige muito mais coragem”, ri o jornalista.

bottom of page